Blog

Implante dentário: As respostas de todas suas perguntas!

05 de abril
Os principais causadores da perda de dentes são a má escovação dos dentes, a falta de cuidado com a saúde bucal e eventuais lesões. O tratamento também é muito indicado para pessoas que utilizam próteses dentárias e que sentem desconforto ao utilizá-la.
 
Ao decidir fazer um procedimento médico, muitas dúvidas surgem ao longo dessa escolha, o que é totalmente normal em relação ao tratamento desejado. Portanto, trouxemos algumas questões que possam sanar suas dúvidas a fim de proporcionar confiança ao dar este passo positivo à sua saúde. Confira!
 
O que seria o Implante Dentário?
 
Este procedimento dá-se através de um pino de titânio aplicado na parte interna do osso, isto é, por debaixo da gengiva, substituindo assim a raiz do dente natural. A partir disso, é confeccionada a prótese dentária – seu novo dente, que será inserida sobre este pino. 
 
Quem pode fazer este procedimento? 
 
Normalmente qualquer pessoa que possua uma saúde perfeita está apto a receber implantes dentários. Em caso de o paciente possuir uma doença grave, poderá o seu médico acompanhar em todo o tratamento, a fim de proporcionar o melhor resultado fora de perigo. 
 
O corpo rejeita alguns implantes?
 
Não, pois como o implante é confeccionado de um material ósseo integrado, ou seja, o organismo não se dá conta de que há algo colocado dentro do osso. A partir disso, inicia-se um processo na tentativa de fechar o buraco feito pela broca. Este processo é chamado de osseointegração, e é o responsável pelo travamento do implante no osso. 
 
Os problemas que possa ocorrer são devido a cirurgia, ao pós-operatório e até devido a qualidade do osso, mas nunca por rejeição do material.
 
Qual a taxa de sucesso dos implantes dentários?
 
Para pacientes que se encontram com a saúde em dia, a taxa é de aproximadamente 100%. 
 
Para pessoas que tem o hábito em fumar ou abusar de bebidas alcoólicas, tem sua taxa reduzida. Mesmo assim, são estatísticas, vale lembrar que cada caso é um caso. O ideal é procurar o profissional de sua confiança e estudar qual a melhor forma de prosseguir com o procedimento. 
 
 
Como é feito o passo a passo da colocação dos implantes?
 
Como mencionado anteriormente, cada caso é um caso, portanto, em primeiro lugar é necessário fazer um completo planejamento baseado nos objetivos do paciente e a partir disso, observar as reais e possíveis formas de tratamento que existem para aquele caso. 
 
Após o planejamento e análises de como o paciente encontra-se, acontece a fase cirúrgica. Este é o momento em que são colocados os pinos de titânio. Normalmente, o local é suturado e aguarda-se um tempo de ósseo integração para marcar a consulta e acontecer a implantação das próteses.
 
 
O surgimento da implantodontia foi, de fato, um marco fundamental no desenvolvimento da odontologia moderna. A possibilidade de restabelecermos a função e estética de um dente ausente de forma quase perfeita trouxe aos pacientes a esperança de realizarem o “sonho” de mastigar e sorrir novamente.
 
Os implantes dentários possibilitam a reabilitação de pacientes, desde aqueles que perderam um único elemento dentário, até os que são portadores de próteses totais. O tratamento apresenta resultados funcionais muito superiores aos obtidos por dentaduras e próteses removíveis, garantindo maior conforto para se alimentar e sorrir.
 
Optar por desenvolver e entregar serviços de qualidade as pessoas, é o que me motiva todos os dias. Portando, a partir deste texto informativo aos meus leitores, deixo-lhes um convite a fim de recebe-los em meu consultório odontológico instalado em Caxias do Sul, e desfrutar de meus serviços desenvolvidos com muitos estudos e atualizações.  
 
Entre em contato e agende uma consulta:
(54) 3223.7767 | (54) 9 9699.7767 | contato@drmarcostomazi.com.br
Rua Alfredo Chaves, 1274, Sala 901, Caxias do Sul - RS