É um conjunto de procedimentos cirúrgicos realizados por cirurgião-dentista, especializado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que tem por objetivo a correção das alterações Dentofaciais. As cirurgias são realizadas em ambiente hospitalar, sob anestesia geral e visam corrigir o posicionamento dos ossos maxilares, colocando-os em equilíbrio entre si e com o restante da face. Este procedimento é precedido de um criterioso diagnóstico para identificar todas as alterações pré-existentes (mordida errada, problemas articulares, limitações respiratórias e estética facial). Depois do tratamento ortodôntico prévio, é realizado a correção pela cirurgia ortognática.
O tratamento é indicado para todos os tipos de deformidades Dentofaciais que estejam relacionadas com fatores esqueléticos. As alterações esqueléticas mais frequentes são o Retrognatismo (mandíbula menor), Prognatismo (mandíbula maior) e Laterognatismo (desvio mandibular para um lado). O rosto alongado (Dolicocefálico) e curto ou quadrado (Braquicefálico) podem estar associados às deformidades.
Geralmente, as Deformidades Esqueléticas se refletem no posicionamento dos dentes e consequentemente na mordida. Nestes casos, o tratamento ortodôntico prévio torna-se fundamental. O tratamento é multidisciplinar, necessitando de ortodontista, cirurgião e esteticista bucal trabalhando de forma integrada.
As Deformidades Dentofaciais geralmente apresentam causas hereditárias, ou seja, estão relacionadas com a genética familiar. Tanto a linhagem do pai como da mãe pode transmitir suas características. Em situações menos frequentes, as deformidades podem estar relacionadas a trauma durante o nascimento, infância ou juventude.
O tratamento tem por objetivo corrigir o equilíbrio funcional mastigatório, melhorar as condições respiratórias e articulares, além de alcançar a harmonia estética facial. Suas vantagens estão no correto diagnóstico multidisciplinar e, portanto, no resultado mais completo associado com o princípio de estabilidade. Os tratamentos são objetivos, com tempo médio de execução de 2 anos. Os resultados definitivamente trazem melhor qualidade de vida aos pacientes e alto nível de satisfação, melhorando a função e estética facial.
Confira alguns de nossos casos clínicos que, diante dos resultados, transformaram significativamente a vida dessas pessoas.
O surgimento da implantodontia foi, de fato, um marco fundamental no desenvolvimento da odontologia moderna. A possibilidade de restabelecermos a função e estética de um dente ausente de forma quase perfeita, trouxe aos pacientes a esperança de realizarem o sonho de mastigar e sorrir novamente.
A Síndrome da Apneia do Sono é um conjunto de alterações que se desenvolvem em decorrência da obstrução do espaço aéreo por prolongado período durante o sono. Esta obstrução oblitera a passagem de ar aos pulmões durante o ciclo respiratório enquanto o paciente está dormindo, dificultando a oxigenação do paciente (dessaturação).
Este é um procedimento cirúrgico feito para reconstruir uma área que perdeu altura ou espessura. Quando ocorre perda óssea dos dentes, o tratamento indicado é o enxerto ósseo dentário. Sendo esse, um procedimento que visa ao aumento da altura ou da espessura do osso no local em que será feita a cirurgia de enxerto ósseo, permitindo a instalação de implantes dentários.
São procedimentos cirúrgicos odontológicos para solução das variadas necessidades, relacionadas a ossos, dentes, gengivas e bochechas, tais como: dentes inclusos, cirurgias de tração dentária, apicetomias, retiradas de lesões, etc.