A Síndrome da Apneia do Sono é um conjunto de alterações que se desenvolvem em decorrência da obstrução do espaço aéreo prolongado período de tempo durante o sono. Esta obstrução oblitera a passagem de ar aos pulmões durante o cliclo respiratório enquanto o paciente está dormindo, dificultando a oxigenação do paciente ( dessaturação).
A Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, representa uma doença grave e vem aumentando o percentual de pacientes atingidos nas últimas décadas em decorrência de hábitos contemporâneos como alimentação, stress e sedentarismo. Quando essa doença alcança níveis graves, necessita de tratamentos corretivos faciais, para assim, haver o aumento do espaço aéreo. Quando o diagnóstico identifica a retrusão dos ossos faciais, a cirurgia de avanço bimaxilar se faz necessária para aumentar a permeabilidade respiratória.
A Síndrome de Apneia apresenta como causa uma associação de vários fatores. Características como excesso de peso, hereditariedade, aumento da idade, uso de drogas miorrelaxantes, álcool e sedativos, circunferência do pescoço e retrognatia maxilar estão frequentemente associados aos pacientes portadores da doença.
Os resultados do procedimento cirúrgico de avanço bimaxilar são muito positivos e expressivos. Geralmente o procedimento permite aumentar de 2 a 3 vezes o volume de espaço aéreo original, suspendendo o uso de recursos ou equipamentos adicionais para o sono. Os resultados estão diretamente relacionados também com a mudança de hábitos do paciente, no objetivo de controlar o peso e manter uma vida saudável .
Confira alguns de nossos casos clínicos que, diante dos resultados, transformaram significativamente a vida dessas pessoas.
A cirurgia ortognática é o procedimento cirúrgico indicado para alterações faciais. Esta cirurgia tem por objetivo corrigir o posicionamento dos ossos maxilares, colocando-os em equilíbrio com o restante da face.
O surgimento da implantodontia foi, de fato, um marco fundamental no desenvolvimento da odontologia moderna. A possibilidade de restabelecermos a função e estética de um dente ausente de forma quase perfeita, trouxe aos pacientes a esperança de realizarem o sonho de mastigar e sorrir novamente.
Este é um procedimento cirúrgico feito para reconstruir uma área que perdeu altura ou espessura. Quando ocorre perda óssea dos dentes, o tratamento indicado é o enxerto ósseo dentário. Sendo esse, um procedimento que visa ao aumento da altura ou da espessura do osso no local em que será feita a cirurgia de enxerto ósseo, permitindo a instalação de implantes dentários.
São procedimentos cirúrgicos odontológicos para solução das variadas necessidades, relacionadas a ossos, dentes, gengivas e bochechas, tais como: dentes inclusos, cirurgias de tração dentária, apicetomias, retiradas de lesões, etc.